Hoje separamos 04 dicas importantes para ajudar no dia a dia do #RH, tornando-o mais estratégico e eficiente:
1️⃣ Conhecer o #negócio
O ponto de partida é conhecer o negócio, incluindo situação do mercado, influência de fatores econômicos e políticos, fornecedores e concorrentes, produtos e serviços oferecidos, público-alvo, tendências e tecnologias, processo produtivo, desafios futuros e a estratégia global da empresa. Somente com uma visão abrangente, o RH poderá desenvolver ações efetivas para qualificar corretamente os colaboradores, formando equipes preparadas e de alto rendimento.
2️⃣ Identificação de forças e fraquezas – É necessário mapear todas as forças e fraquezas da empresa, tomando como base, os valores e a cultura da #organização. É importante considerar o segmento de atuação, peculiaridades e a competitividade desse mercado. Para acentuar as forças e minimizar as fraquezas, cabe ao setor de RH identificar as competências dos profissionais e trabalhar individualmente para que se desenvolvam e possam produzir com mais qualidade, motivação e engajamento.
3️⃣ Atrair e reter talentos
A dica anterior também servirá para suportar os processos de atração e retenção de talentos. Com o perfil #profissional ideal desenhado através de análises de competências, é possível realizar processos seletivos mais assertivos. É importante lembrar que esse perfil precisa integrar aspectos técnicos e comportamentais — e o mesmo vale para políticas de retenção. Uma gestão por competências é capaz de manter os bons profissionais, propiciando oportunidades de crescimento, valorização dos talentos, além de reconhecimento.
4️⃣ Atenção ao operacional – Por mais estratégico que seja o RH, não é possível deixar de lado atividades operacionais, que apoiam os outros processos e a tomada de decisões. A manutenção do banco de dados dos colaboradores, registros de currículos, avaliações de #desempenho, #indicadores de absenteísmo e rotatividade continuam sendo essenciais.