Para elevar sua gestão em nível global, a Alubar anunciou mudanças na Diretoria e a criação de um novo escritório, focado em gestão e planejamento estratégico – o Alubar Global Management, em São Paulo.
Uma das mudanças anunciadas é um marco especial na história da empresa, que é líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio, uma das maiores produtoras de vergalhões de ligas de alumínio do continente e fabricante de condutores elétricos de cobre para todo o Brasil. Ana Paula Bittencourt se tornou a primeira mulher a se tornar Diretora na Alubar. Ela foi escolhida para comandar a nova Diretoria de Operações Brasil, que será diretamente responsável pelas fábricas de Barcarena, no Pará, e de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
A gestora é formada em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Auditoria, Contabilidade e Gestão Tributária e Personal & Profissional Coach. Aos 43 anos – seis deles trabalhando na Alubar – ela conta que começou sua carreira em uma Instituição Financeira Federal, passou por escritórios de contabilidade de referência e teve a experiência de gerenciar o próprio negócio antes de trabalhar na indústria. “Constituir o meu próprio escritório de contabilidade me possibilitou um grande aprendizado, não somente em minha formação para o mercado, mas também ampliou minha visão para uma linha mais generalista e de gestão de negócios. Isso me permitiu atuar em segmentos diversos até alcançar o ramo industrial”, afirma.
Na Alubar, Ana Paula começou em 2014 como Coordenadora de Controladoria na fábrica de Barcarena. Em pouco tempo, foi promovida a Controller e depois assumiu a Gerência Administrativa e Financeira da Alubar CopperTec – unidade de distribuição de cabos elétricos de cobre localizada em Cotia (SP). No final do ano passado, quando a Alubar anunciou a compra de uma nova planta de produção de condutores de alumínio em Montenegro, Ana Paula foi escolhida para o desafio de gerenciar a nova unidade.
Agora, as expectativas para o cargo de Diretora de Operações Brasil são de aprender e se reinventar mais uma vez. “Foi uma grata surpresa receber esse reconhecimento. Em minha carreira, meu motor de impulsão chama-se desafio. A percepção de estagnação em minhas atribuições gera naturalmente uma inconformidade, procuro de alguma forma me reinventar, buscar novas maneiras de cooperar. Agindo assim, sinto-me bem comigo mesma por ter a consciência de que estou oferecendo o meu melhor para a função que me confiaram”, afirma.
Mulheres e o mercado de trabalho no Brasil
De acordo com dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2018), as mulheres são 44% do total de trabalhadores formais do Brasil. Fazendo um recorte apenas dos trabalhadores da indústria de transformação, a presença feminina é de apenas 31,11%.
A Alubar, como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, está comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que buscam construir um mundo mais justo até 2030. No caminho do ODS 5 – Igualdade de Gênero, a empresa proporciona oportunidades iguais para pessoas que se dedicam e mostram competência no trabalho, inclusive no acesso a cargos de chefia. De janeiro de 2019 a janeiro de 2020, as mulheres registraram um crescimento de 18% em toda a Alubar. Em cargos estratégicos, elas representam 32% dos colaboradores nessa posição, tendo aumentado a participação em 20% no último ano.
Para as mulheres que estão iniciando suas carreiras e desejam ter sucesso profissional em uma grande indústria, Ana Paula recomenda a preparação técnica e emocional. “Qualquer que seja o seu objetivo na carreira, precisará estar preparada para os desafios que irá enfrentar e sempre com o foco no avanço de seu desenvolvimento. Mesmo que não domine totalmente a capacidade para lidar com certos obstáculos, a sua determinação constante em se desenvolver lhe dará a condição para superá-los”, aconselha a Diretora.
Por: Jobson Marinho