O ambiente de trabalho é o local onde passamos a maior parte do nosso tempo. Portanto é fundamental adequar esse local não somente para promover a produtividade, mas também o bem-estar e a felicidade dos colaboradores. Estudos apontam de que maneira a felicidade no trabalho impacta diretamente na produtividade e demonstram que equipes mais felizes são mais produtivas, engajadas e criativas.
O Índice de Confiança de Robert Half (ICRH), realizado em novembro de 2022, corrobora os fatores de contentamento dos funcionários dos empregados. Diante da pergunta sobre o que motivaria os profissionais a desistir de seus postos na empresa em que se encontra, 62% apontaram a falta de reconhecimento e de oportunidades de crescimento dentro da empresa, 57% para construir relações mais saudáveis com o trabalho. E entre 43% dos profissionais apontaram que insatisfação com o superior seria a maior razão.
Além disso, com o estudo da Robert Half, 31% dos desempregados indicaram que pediram demissão último emprego. E tais aspectos os impactaram no momento da decisão:
- Ausência de felicidade (58%)
- A falta de perspectiva de crescimento (58%)
- A busca por novos desafios (55%)
- A ausência de reconhecimento (44%)
A implementação de ações que estimulem o bem-estar e a preocupação com a felicidade do colaborado, têm ganhado espaço nas estratégias de muitas empresas pelo mundo a fora e no Brasil não é diferente. E para ajudar como a pensar algumas ações para que pequeno e médios negócios podem desenvolver políticas que considerem esse movimento, separamos aqui algumas dicas:
Iniciativas que promovem o bem-estar
De que forma as empresas podem contribuir na felicidade dos funcionários? Há várias possibilidades de transformar o ambiente de trabalho em um local mais leve e feliz para seus funcionários e o ponto de partida é compreender quais os principais pontos que impedem o contentamento dos funcionários: gestores, falta de reconhecimento, inflexibilidade, metas irreais?
A ideia é evitar que a saúde mental dos funcionários despenque, então nesse artigo compartilhamos pontos cruciais para mudar esse cenário.
Oferecendo Oportunidades de Desenvolvimento Profissional
O aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades são fatores-chave para o engajamento e a satisfação dos funcionários. Segundo o LinkedIn, 94% dos colaboradores aceitariam uma nova oportunidade se ela oferecesse um melhor caminho de desenvolvimento profissional.
Promovendo um Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal
Manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal é fundamental para a felicidade no trabalho. Estatísticas indicam que empresas que oferecem políticas de flexibilidade no trabalho têm uma taxa de retenção de funcionários 55% maior.
Reconhecendo e Celebrando Conquistas
Um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos se sintam valorizados e ouvidos, é essencial para promover a felicidade no trabalho. O reconhecimento é uma ferramenta poderosa para cultivar a felicidade no trabalho. De acordo com um estudo da Gallup, colaboradores que recebem reconhecimento regular têm uma probabilidade 23,3% maior de se sentirem satisfeitos com o trabalho.
Estimulando a Saúde Mental e Bem-Estar
Investir na saúde mental e no bem-estar dos funcionários não beneficia apenas o indivíduo, mas também a empresa como um todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, para cada $1 investido em tratamento de saúde mental, há um retorno de $4 em melhoria na produtividade.
Felicidade no trabalho não é um luxo, mas sim um elemento vital para o sucesso de qualquer organização. Ao promover um ambiente inclusivo, oferecer oportunidades de desenvolvimento, garantir equilíbrio entre vida pessoal e profissional, reconhecer conquistas e cuidar da saúde mental dos colaboradores, as empresas podem colher os benefícios de equipes mais produtivas, inovadoras e satisfeitas. Ao adotar essas estratégias, não apenas os colaboradores prosperam, mas a empresa como um todo se posiciona para alcançar níveis excepcionais de sucesso e realização. A busca pela felicidade no trabalho é, portanto, uma via de mão dupla, onde todos saem ganhando.