Ontem (29), o Centro Universitário Fibra foi palco do primeiro Feirão do Emprego, uma das principais ações do Emprega Pará, programa de empregabilidade promovido pela ABRH-PA (Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Pará). O evento marcou o encerramento de três meses de intensa mobilização com resultados expressivos: 620 candidatos passaram por atendimentos presenciais, 16 empresas realizaram entrevistas in loco, e milhares de pessoas foram impactadas por ações de orientação e capacitação.
O Feirão reuniu uma rede robusta de conexões entre talentos e empregadores, com foco na inclusão produtiva. Empresas locais e nacionais realizaram entrevistas agendadas com candidatos previamente selecionados, promovendo contratações assertivas e oferecendo, ainda, a possibilidade de cadastro em bancos de talentos por meio de formulários digitais e QR Codes.
Balanço do Emprega Pará
Ao longo do programa, foram registradas 78 empresas participantes, 1.278 vagas ofertadas no portal oficial, além de 25 lives e cursos gratuitos, que abordaram desde habilidades comportamentais até estratégias para se destacar em processos seletivos. A iniciativa foi um marco de inovação social e empregabilidade no estado do Pará.
Para o presidente da ABRH-PA, Júnior Lopes, o Feirão simboliza mais do que um ponto final na programação, é um marco na empregabilidade do Pará: “O Feirão do Emprego é uma ação concreta e de encerramento do Emprega Pará, que está em ação há três meses, conectando empresas a talentos reais. Celebramos os resultados alcançados com dias de intensa mobilização, conexões reais e oportunidades concretas. Mais do que vagas, oferecemos orientação, escuta e acolhimento. O impacto vai além dos números — ele se reflete na esperança renovada de cada pessoa atendida”.
Entrevistas e dinâmica do evento
As entrevistas ocorreram entre 15h e 17h, em salas exclusivas preparadas para receber até 20 candidatos por hora, em uma estratégia voltada para a efetividade dos resultados. Participaram empresas de diversos setores, além de organizações especializadas em programas de estágio e aprendizagem, garantindo espaço também para jovens em busca do primeiro emprego.
Encerramento com palestra nacional
À noite, o evento se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão com a palestra do especialista Rodrigo Dib, Superintendente Institucional e de Inovação, do CIEE, que abordou os desafios da inserção no mercado de trabalho e as transformações trazidas pela tecnologia. A palestra foi gratuita, contou com tradução simultânea em Libras e emissão de certificado digital para os inscritos.
Próximos passos
Com resultados sólidos e engajamento da comunidade, a ABRH-PA já avalia futuras edições do Feirão do Emprego e ampliações do Emprega Pará, reforçando o compromisso com a empregabilidade no estado. A iniciativa deixa um legado de conexões, formação e esperança para quem busca novas oportunidades.