Acorda sem energia, encara o computador por horas sem produzir nada e ainda tem que lidar com uma pilha de tarefas em casa? Sem falar na irritação com quem você ama… Calma, você não está sozinho! Essa sensação de esgotamento é mais comum do que você imagina. Isso se chama Burnout, um esgotamento físico e mental, causado pelo excesso de demandas no mundo corporativo associado às demandas pessoais.
A McKinsey, consultoria global em estratégia, entre fevereiro e abril de 2022, conduziu uma pesquisa global com quase 15.000 funcionários e 1.000 tomadores de decisão de RH em 15 países. Em média, um em cada quatro funcionários entrevistados em vários grupos demográficos e em todo o mundo relatou apresentar sintomas de esgotamento, de acordo com a Ferramenta de Avaliação de Burnout aplicada pela Mickinsey.
Os sintomas mais comuns do Burnout, são:
- Exaustão: Você se sente sem energia para nada, até para as coisas que você gosta.
- Distanciamento mental: Você se sente desligado do seu trabalho e das pessoas ao seu redor.
- Dificuldade para pensar: Você tem problemas para se concentrar e tomar decisões.
- Irritabilidade: Você se sente facilmente irritado e impaciente com as pessoas.
Como lidar com o Burnout? Adotando um modelo de trabalho mais work life balance, uma uma filosofia que te ajuda a encontrar o ponto ideal entre trabalho e lazer, evitando o estresse e o esgotamento. É como se você fosse um malabarista, equilibrando diferentes bolas sem deixar nenhuma cair! É importante lembrar que esse “equilíbrio” pode variar ao longo do tempo e raramente é uma divisão exata de 50/50
Veja 08 dicas para lidar com o Burnout e praticar o Work Life Balance:
- Reconheça o problema: O primeiro passo é admitir que você está esgotado.
- Converse com alguém: Fale com um amigo, familiar ou profissional sobre como você está se sentindo.
- Defina prioridades: o que é mais importante para você na vida? Família? Trabalho? Saúde?
- Organize seu tempo: crie uma rotina que inclua tempo para o trabalho, lazer e descanso.
- Aprenda a dizer não: não tenha medo de recusar tarefas extras ou trabalhos que te sobrecarrega.
- Desligue-se do trabalho: quando você estiver fora do expediente, evite checar e-mails ou mensagens relacionadas ao trabalho.
- Tire férias e folgas: descansar é fundamental para recarregar as energias!
- Cuide da sua saúde: pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável e durma bem.
Take care of you! (cuide de você).
Até a próxima.
Elaborado por Andrew Brito | andrew.brito@terras.agr.br | @andrews.brito