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Burnout e Work life Balance: Como lidar com o Burnout e ter uma vida mais equilibrada entre trabalho e vida pessoal

Acorda sem energia, encara o computador por horas sem produzir nada e ainda tem que lidar com uma pilha de tarefas em casa? Sem falar na irritação com quem você ama… Calma, você não está sozinho! Essa sensação de esgotamento é mais comum do que você imagina. Isso se chama Burnout, um esgotamento físico e mental, causado pelo excesso de demandas no mundo corporativo associado às demandas pessoais.

A McKinsey, consultoria global em estratégia, entre  fevereiro e abril de 2022, conduziu uma pesquisa global com quase 15.000 funcionários e 1.000 tomadores de decisão de RH em 15 países. Em média, um em cada quatro funcionários entrevistados em vários grupos demográficos e em todo o mundo relatou apresentar sintomas de esgotamento, de acordo com a Ferramenta de Avaliação de Burnout aplicada pela Mickinsey.

Os sintomas mais comuns do Burnout, são:

  • Exaustão: Você se sente sem energia para nada, até para as coisas que você gosta.
  • Distanciamento mental: Você se sente desligado do seu trabalho e das pessoas ao seu redor.
  • Dificuldade para pensar: Você tem problemas para se concentrar e tomar decisões.
  • Irritabilidade: Você se sente facilmente irritado e impaciente com as pessoas.

Como lidar com o Burnout? Adotando um modelo de trabalho mais work life balance, uma uma filosofia que te ajuda a encontrar o ponto ideal entre trabalho e lazer, evitando o estresse e o esgotamento. É como se você fosse um malabarista, equilibrando diferentes bolas sem deixar nenhuma cair! É importante lembrar que esse “equilíbrio” pode variar ao longo do tempo e raramente é uma divisão exata de 50/50

Veja 08 dicas para lidar com o Burnout e praticar o Work Life Balance:

  1. Reconheça o problema: O primeiro passo é admitir que você está esgotado.
  2. Converse com alguém: Fale com um amigo, familiar ou profissional sobre como você está se sentindo.
  3. Defina prioridades: o que é mais importante para você na vida? Família? Trabalho? Saúde?
  4. Organize seu tempo: crie uma rotina que inclua tempo para o trabalho, lazer e descanso.
  5. Aprenda a dizer não: não tenha medo de recusar tarefas extras ou trabalhos que te sobrecarrega.
  6. Desligue-se do trabalho: quando você estiver fora do expediente, evite checar e-mails ou mensagens relacionadas ao trabalho.
  7. Tire férias e folgas: descansar é fundamental para recarregar as energias!
  8. Cuide da sua saúde: pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável e durma bem.

Take care of you! (cuide de você).

Até a próxima.

Elaborado por Andrew Brito | andrew.brito@terras.agr.br | @andrews.brito

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