Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Entidades lançam cartilha de combate ao Assédio Moral e Sexual no trabalho 

ABRH-PA e OCB-Sescoop-PA se uniram para produzir um compilado de informações sobre as práticas e como reduzir casos desse tipo em empresas e organizações 

Na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho, em 2 de maio, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Pará (ABRH-PA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (Sescoop-PA), lança uma cartilha inovadora destinada a empresas, órgãos públicos e colaboradores, com o objetivo de prevenir e combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. 

Elaborada com base em extensa pesquisa e experiência prática, a cartilha “Assédio moral e sexual: prevenção e combate” reúne informações cruciais para identificar, prevenir e denunciar práticas abusivas, promovendo ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos. O material aborda de forma clara e objetiva temas como definições de assédio moral e sexual, formas de manifestação, consequências para as vítimas e para as organizações, além de fornecer orientações sobre como identificar, denunciar e combater essas práticas. 

Parceria pela conscientização 

A parceria entre a ABRH-PA e o OCB-Sescoop-PA destaca a importância da conscientização no mundo corporativo sobre o assédio moral e sexual. Por meio dessa iniciativa conjunta, as duas entidades buscam capacitar gestores, líderes e profissionais de recursos humanos a lidar de forma eficaz com essa questão sensível, promovendo uma cultura organizacional mais saudável e inclusiva. 

De acordo com o presidente da ABRH-PA, Junior Lopes, a cartilha representa “um pavimento importante na luta contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho do estado. É fundamental que as empresas e órgãos públicos paraenses estejam equipados com as ferramentas necessárias para prevenir e combater essas práticas, garantindo um ambiente laboral seguro e respeitoso para todos os colaboradores”, destaca. 

Os tópicos abordados na cartilha são o assédio moral, incluindo as maneiras como ele pode se manifestar no ambiente de trabalho e quais proteções legais o trabalhador possui perante essas condutas, além das consequências e os alvos mais frequentes; e o assédio sexual, contando com a definição da prática e suas formas, proteção legal, consequências e qual a importância de reunir provas do ato. 

Ainda no material, há um tópico com considerações comuns ao assédio moral e sexual, como a denúncia dos casos, as medidas a serem tomadas e as consequências associadas. Há também detalhes sobre possível indenização em casos como esses. 

Sobre as entidades 

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Pará (ABRH-PA) atua no Estado há mais de duas décadas, desde 2001. O grupo oferece acesso a uma rede global de RH, com práticas e parcerias internacionais. Além disso, os eventos e colaborações organizados pela Associação promovem o crescimento e reconhecimento dos profissionais da área. Uma das missões da entidade é criar ações que estimulem a inclusão social no cenário das relações de trabalho, priorizando o respeito à dignidade das pessoas e postura legal, ética e apartidária. 

Difundindo a cultura cooperativista, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop-PA) tem a missão de aperfeiçoar a gestão para o desenvolvimento das cooperativas paraenses, além de promover a cultura cooperativista. A entidade atua em três áreas: monitoramento das cooperativas, formação profissional e promoção social dos cooperados e suas comunidades. O Sescoop oferece programas e publicações voltados à capacitação de cooperados e empregados e à promoção da cultura cooperativista nas comunidades. 

Serviço 

O acesso à Cartilha de combate ao Assédio Moral e Sexual poderá ser feito no site da ABRH-PA: www.abrhpa.org.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
  • Todos
  • Eventos
  • Novidades

AGENDA: Congresso de Gente e Gestão 2024 encerra com debates sobre desenvolvimento humano em Belém

Artigo: Apenas 21% dos colaboradores no mundo se envolvem no trabalho

Crônica: O Igarapé das Almas

Inscreva-se na nossa lista e receba um conteúdo exclusivo!

Formulário Captura Campanha Assédio

Inscreva-se na nossa lista e receba um conteúdo exclusivo!

Formulário Captura
Enviar mensagem
1
Olá 👋 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos
Lhe ajudar?